Maldita fruteira
(Tela de Aldemir Martins 1995)
Minha mulher pegou um cupom na mesa da sala e se dirigiu ao quarto. Nessa mesa reside uma fruteira enorme de fino cristal, cheia de frutas de vidro e lascas de madeira aromatizadas ornamentando um espaço que, em minha opinião poderia ser ocupado com algo muito melhor.
Alias sendo mais realista, fino cristal coisa nenhuma, vidro mesmo e por falar nisso pra que serve uma fruteira na sala? Segundo o dicionário uma fruteira é um recipiente para guardar frutas. Bingo!!!! A descrição bate com o dicionário, realmente é uma fruteira. Embora as frutas sejam de vidro, sem dúvida nenhuma é uma fruteira.
Já insisti várias vezes com a dama que aqui mora sobre a utilidade de tal utensílio aqui em casa e ainda por cima na mesa da sala, onde já se viu. No meu entender um dispositivo para guardar frutas deve ficar onde as frutas estão, ou seja, na cozinha. No entanto, como tenho fama de ser azedo como vinagre, meus comentários não passaram de chateação e a queixa foi registrada a lápis no livro de reclamações aqui da casa, com certeza foi arquivada.
Antes que seja condenado como um sujeito desumano que não se preocupa com o bem estar de frutas e legumes, e ainda por cima tenta retirar-lhes o teto, ressalto que lugar de fruta é na geladeira. Este sim é um ambiente adequado. Na geladeira as cores são mantidas, o aroma permanece por mais tempo, e o que dizer de saborear uma maçã bem geladinha, garanto que não há prazer igual para os apreciadores da espécie.
Mas na sala não dá, já sei. Vou propor um acordo, colocarei a fruteira e as frutas dentro da geladeira, assim acabam-se os problemas e eu ganho todo aquele espaço maravilhoso sobre a mesa para itens, digamos, mais nobres como uma estátua, um lindo vaso, a pasta de trabalho, chaves e etc…
As frutas de vidro e lascas aromáticas que me desculpem, mas assim como a fruteira terão de procurar um local onde melhor se encaixem.